A Certificação do Bordado de Tibaldinho é fundamental como forma de promover e garantir a autenticidade, genuinidade e qualidade da produção, dando corpo a uma estratégia de valorização e credibilização do mesmo, dado desenvolver medidas que qualificam a oferta, que permitem defender não só o produto artesanal, mas também os próprios consumidores.
Em 2012 a Junta de Freguesia de Tibaldinho procedeu ao registo da marca “Bordado de Tibaldinho” no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob o nº498948.
Em 2015 a Câmara Municipal de Mangualde em parceria com a Junta de Freguesia de Alcafache entenderam ser determinante para a preservação e proteção da identidade e especificidade do Bordado de Tibaldinho proceder à certificação do mesmo, assim, através da colaboradora Fernanda Mendes Pereira, procedeu-se à elaboração do Caderno de Especificações “Bordado de Tibaldinho”, documento normativo e regulador que suporta o processo de certificação, tendo apresentado junto do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP,I.P.) o pedido de registo da produção tradicional “Bordado de Tibaldinho” no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas, o Caderno de Especificações mereceu o parecer positivo da Comissão Consultiva.
Consequentemente foi aprovada a inclusão do Bordado de Tibaldinho no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas, publicado em Diário da República, 2ª série em 27 de dezembro de 2016.
Seguidamente foi apresentado junto do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o pedido de registo da Indicação Geográfica do “Bordado de Tibaldinho”, o qual foi concedido em Despacho e publicado no Boletim da Propriedade Industrial em janeiro de 2017.
O Bordado de Tibaldinho - Mangualde é já o 8º Produto com selo da certificação de acordo com Dec. Lei 121/2015 – Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produções Artesanais Tradicionais (SNQCPAT). Durante a Feira dos Santos 2017 foram apresentados a todos os visitantes e consumidores este produto com selo da Certificação atribuído pela ADERE-Certifica (Organismo de Certificação).
As entidade promotoras são o Município de Mangualde e Junta de Freguesia de Alcafache.
A partir de novembro 2017 podem e devem os consumidores de artesanato certificado procurar produto com selo de garantia de qualidade e genuinidade do BORDADO DE TIBALDINHO.